Por Raphael Oliveira

O que o Mc Donalds e a TV Globo têm em comum? As práticas de marketing social, assim mostram um propósito aliado as ideias da empresa, ou seja, como podem contribuir para uma sociedade melhor. O resultado é a melhora positiva em sua imagem institucional, com a solidariedade, a empatia e o amor ao próximo.

Na campanha Mc Dia Feliz, em determinado dia do ano, as vendas do sanduíche Big Mac são revertidas em doações às instituições que possuem como causa, o câncer infanto-juvenil. Criança Esperança da TV Globo, em parceria com a Unesco, arrecada fundos para beneficiar crianças e adolescentes carentes em todo o país. São realizadas ações na mídia que incentivam os telespectadores a ligarem e realizarem doações.

Quem criou o nome Marketing Social foi Philip Kotler, o papa do marketing, com vááááários livros publicados sobre o assunto. De acordo com o especialista, marketing social é uma prática em quem princípios do marketing tradicional promovem causas sociais, propagam ideias, atitudes e comportamentos socialmente conscientes e focados no bem-estar coletivo.

E como fazer na prática o marketing social? Como qualquer campanha de marketing requer um certo investimento, para ter retorno depois. Se esse for realmente o que sua empresa deseja: se envolver em causas sociais e realmente transformar parcela da sociedade por meio de produtos ou serviços de seu negócio.

Antes disso, faça uma pesquisa de mercado, segmentação de público, estabelecimento de metas e elaboração de planos de trabalho, isso tudo, com objetivos mensuráveis e com muita clareza.

Comece tendo em mente a importância de ter escolhido determinada causa, que precisa ser relevante para o público-alvo da empresa e conectada à missão, visão, valores do negócio.

O marketing de filantropia também pode ser uma opção, se sua empresa não tiver a capacidade de se envolver ativamente na causa, doando para uma entidade que fará o trabalho na prática.

Mas, o intuito é esse: sempre buscar se envolver de coração na causa, com mudanças efetivas na empresa neste sentido, divulgando bastante o trabalho e, assim, os consumidores irão associar a sua marca a essas mudanças e cada vez mais dar valor ao seu negócio.

Neste sentido, a Northcomm, empresa que sou diretor, também faz a sua parte. Durante este mês de novembro a Distribuidora Autorizada da marca Jeunesse, Renata Ongaratto, reverte 100% do lucro das vendas dos colágenos Naara para a ONCORS, a ONG patrocinada pela Northcomm que trata gratuitamente pacientes com câncer. Os produtos buscam a prevenção dos efeitos do envelhecimento com a linha de suplementos a base de colágenos, que se tornaram as mais vendidas do Brasil.

Para adquirir seu colágeno Naara e ajudar a ONCORS é só contatar o número (27) 99229-4619. E atenção: está é uma campanha independente, realizada pela distribuidora Renata Ongaratto, sem vinculação com a marca ou empresa Jeunesse.

Quer falar mais sobre este assunto ou de consultoria em geral, me procure, terei prazer de interagir.

 

Raphael Oliveira é consultor de gestão, formado em Administração de Empresas e Sistemas de Informações pela UEM – Universidade Estadual de Maringá/PR. MBA em Gestão de Projetos; e Finanças pela FGV/SP. É diretor da Northcomm Consultoria em Gestão Estratégica e membro do Conselho Gestor do SindiplastES – Sindicato das Indústrias Plásticas do Espírito Santo.

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